Diversidade e Inclusão das Diferenças

A cultura da diversidade e da inclusão em uma organização, na atualidade, é um valor que vem aumentando de importância. Uma organização é tão mais inclusiva quanto seus fornecedores, funcionários, parceiros e clientes forem escolhidos a partir de uma visão diversa.

Diversidade e inclusão permitem o nascimento e o fluxo de um círculo virtuoso com evidentes benefícios à organização e seus stakeholders.

Ter trabalhadores com diferentes origens, religiões, orientações sexuais, gêneros e idades é um modo de reproduzir as diferentes visões de mundo no reduzido espaço organizacional.

Alguns destes diversos, como as pessoas com deficiência por exemplo, têm sua vaga regulamentada por legislação específica. As empresas devem empregar uma quantidade de trabalhadores nesta condição sob pena de pagamento de alta multa pelo não cumprimento da norma legal. Algumas empresas, por acreditarem na importância da diversidade ou na tentativa de administrar seus gastos e racionalizar o uso de recursos têm investido em programa de inclusão e prevenção (compliance).

Hoje, é amplamente conhecido que a presença de diversos numa equipe não é visto com um fim em si mesmo. É, além de demonstração de respeito pelas pessoas, um grande estímulo à criatividade e inovação de produtos e serviços.

Nós, do Instituto Vida e Carreira, assessoramos as organizações na estruturação de programas que visam a integração dos diversos – pessoas com deficiência, fornecedores excluídos do mercado formal, expatriados, etc. – com a preocupação no aumento da produtividade, na melhora das relações de trabalho e no respeito entre os parceiros.

Os comentários estão fechados.